Facilidade

EMISSÃO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS PODE SER FEITA PELA INTERNET

Emissão de antecedentes criminais pode ser feita pela internet. Arte: SESP
Emissão de antecedentes criminais pode ser feita pela internet.
Arte: SESP

A Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), lançou um novo serviço de emissão de atestado de antecedentes criminais on-line. O objetivo é facilitar o processo de solicitação para toda população do Paraná.

Agora, quem necessitar do documento não precisa sair de casa. Basta acessar a página do Instituto de Identificação na internet (www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/) e clicar em “Atestados de Antecedentes”, no menu ao lado esquerdo, ou diretamente pelo link www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=96.

O sistema é autoexplicativo e de fácil acesso. É necessário que o requerente esteja com sua carteira de identidade em mãos e preencha o formulário. Após esse procedimento, é preciso pagar a guia de recolhimento dentro de 48 horas. Apenas serão aceitos os pagamentos emitidos pelo sistema de Atestado On-line.

O projeto de criação da nova ferramenta foi colocado em prática a partir de uma parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), envolvendo diversos setores do IIPR, com todas as subdivisões do Estado, a Subdivisão Técnica e o setor de informações criminais, responsável pela emissão dos atestados.

 

Demanda

São emitidos cerca de 200 mil atestados de antecedentes por ano pela Polícia Civil do Paraná. “A expectativa é que, com a nova ferramenta, o volume de pessoas que procuram o IIPR para solicitar o documento diminua e, por essa razão, haja uma melhoria considerável na qualidade de outros serviços ofertados pelas nossas unidades”, acredita o papiloscopista-chefe do Setor de Informações Criminais do IIPR, Júlio César Nogueira.

O diretor do IIPR, Alcimar de Almeida Garrett, explica que quem não tem acesso à internet pode se dirigir aos postos de atendimento, caso necessite da emissão do atestado de antecedentes. “Lembramos também que, por enquanto, o serviço ainda não está disponível para quem não tem RG no Paraná. A emissão, nesses casos, continuará sendo feita diretamente nos postos de atendimento”, completa.

Verifique Também

BASTILHA / BRASÍLIA

Bom Dia a todos. Estive pensando nesses dias sombrios pelo quais estamos atravessando. Nessa falta …